Descubra qual a melhor estratégia de investimento para si

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Qual é o meu Perfil de Investidor?

Existem três perfis básicos em função dos quais é possível caracterizar, com os ajustamentos necessários a cada caso, os investidores: conservadores, moderados e dinâmicos (ou agressivos). Quando identificar o seu perfil de investidor, de preferência com o apoio de um agente de intermediação registado na CMC, também estará a definir a sua estratégia de investimentos. 

 
Um agente de intermediação registado na CMC poderá ajudá-lo a identificar o seu perfil de investidor e a definir a sua estratégia de investimentos.

A sua estratégia de investimento é o seu plano para diversificar de forma eficiente os seus investimentos e, assim, atingir as suas metas de forma mais ou menos previsível. 

 
Seja realista e formule uma estratégia da qual não se arrependa. 

Lembre-se especialmente do prazo durante o qual o seu dinheiro pode permanecer aplicado.



“Nunca gaste o seu dinheiro antes de o ter.”

 

 

 

 
Thomas Jefferson
Terceiro Presidente dos EUA​

​Perfil Conservador – Estratégias Conservadoras

O investidor conservador tem a segurança como aspecto decisivo para as suas aplicações. Embora você seja um investidor conservador, pode investir uma parte pequena dos seus recursos em títulos de rendimento variável (maiorrisco, tipicamente as acções), mantendo uma alta percentagem dos seus investimentos em títulos de rendimento fixo(menor risco, tipicamente as obrigações). Desta forma, você não foge à sua estratégia. 

Também pode colocar 100% dos seus investimentos em títulos de rendimento fixo (uma taxa de juro previamente fixada).

Perfil Moderado – Estratégias Moderadas

Moderado é o investidor que prefere a segurança do rendimento fixo, em que existe garantia do valor nominal do capital investido, mas também quer participar da rentabilidade mais apelativa dos títulos de rendimento variável. Para esse investidor, a segurança é importante. Mas também quer retornos acima da média. Um risco médio é portanto aceitável para este tipo de investidor. Nestas estratégias, a maior parte dos recursos é aplicada em Fundos de Investimento com risco mínimo ou moderado, como fundos de rendimento fixo e fundos balanceados.

Perfil Dinâmico – Estratégias Dinâmicas / Agressivas

Dinâmico ou agressivo é o investidor que busca a boa rentabilidade que os títulos de rendimento variável (maior risco) podem oferecer no longo prazo, tendo predisposição para suportar os riscos inerentes. Mesmo as estratégias mais agressivas apresentam uma boa parcela de investimento em rendimento fixo para uma protecção mínima que seja do património. 

Se alguém investe 100% dos seus recursos em títulos de rendimento variável, em que o capital investido não está garantido, podem ocorrer grandes perdas – e também grandes valorizações.

Em qualquer um dos casos, o seu perfil de investidor e estratégia podem mudar com o tempo e com as suas necessidades. 

Reveja esses factores ao longo do tempo e especialmente quando tiver alguma grande mudança na sua vida, como um aumento no seu salário ou o nascimento de um filho.​

 Editor de Conteúdo

​​​​​​​​​

 Leitura Recomendada

Princípios
Ray Dalio

 
O Jeito de Warren Buffet de Investir
Robert Hagstrom

 
Trading: Atitude Mental do Trader de Sucesso
Mark Douglas

 
O Jeito Peter Lynch de Investir
​​​Peter Lynch e John Rothchild

 
Como Ganhar dinheiro no Mercado Financeiro: ​Encontre o Perfil de Investidor Adequado à sua Personalidade
Rafael Paschoarelli

 
Investimentos: Os Segredos de Warren Buffett e George Soros
Mark Tier

 
Voltar ao Topo