Que percentagem do que ganho devo investir?
A verdade é que saber como aplicar o seu dinheiro é essencial para garantir o crescimento do seu património, mas isso nem sempre significa buscar a maior rentabilidade possível. Afinal, quanto maior a rentabilidade de um investimento, maior tende a ser o risco associado a ele.
Isso pode ser bom caso tenha um perfil de investidor agressivo, mas pode trazer desconforto com oscilações do seu capital caso seja um investidor com perfil moderado ou conservador.
| Warren Buffet Investidor e Presidente da Berkshire Hathaway |
• Conhecer os tipos de investimento existentes;
• Avaliar e descobrir o seu perfil de investidor. Cumpridos os passos acima e para começar a investir, precisa agora e em primeiro lugar de reflectir sobre a sua situação financeira. Em segundo lugar, precisa de saber quanto do que poupou vai poder investir a curto, médio e longo prazo. Por fim importa definir os seus objectivos de investimento e investir de acordo com estes. Por exemplo, se quer viajar no final do ano e já está a poupar para este efeito é melhor fazer aplicações de curto-prazo invés de deixar o dinheiro “parado” na sua conta à ordem, além de que ao proceder desta forma, corre o risco da utilização indevida do capital (para fins alheios ao programado).
O correcto ao investir é diversificar as suas aplicações de capital de acordo com os seus objectivos de curto, médio e longo prazo, respeitando o seu perfil de investidor. Assim, coloque-se o desafio através de uma correcta e boa gestão das suas finanças pessoais, para conseguir separar no mínimo o equivalente a 10% dos seus rendimentos mensais, investindo-os todos os meses.
|