Visite o Portal do Investidor e Faça uma Simulação de Investimento

​​​​​​​Portal do Investidor

O Portal do Investidor é um mecanismo simplificado para aquisição de Títulos do Tesouro desenvolvido pelo Ministério das Finanças à disposição de qualquer investidor. Esta plataforma, viabiliza a compra de Títulos a nível nacional através de um clique, disponível 24 horas por dia.

Os Títulos do Tesouro (TT) são títulos financeiros públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional que garantem segurança e rentabilidade fixa findos prazos previamente acordados. Estes podem ser, Obrigações ou Bilhetes do Tesouro diferenciando-se pela sua maturidade.

Para investir em Títulos do Tesouro por via do Portal do Investidor, deverá possuir:

    • IBAN da ​sua conta bancária;
    • Conta de custódia na BODIVA;
    • Endereço de email vá lido;
    • Número de Identificação Fiscal;
    • Cartão Multicaixa associado ao IBAN que indicar;
    • Acesso à Internet.

Verificados os dados acima indicados, poderá investir acedendo à plataforma Portal do Investidor através do link portaldoinvestidor.minfim.gov.ao, e clicar no botão “simular investimento”, que lhe permitirá visualizar a informação referente ao Título que pretende adquirir.


Abertura de uma conta custódia

O serviço de custódia tem como base a guarda de valores mobiliários, bem como o registo e a manutenção da titularidade dos mesmos numa base individualizada e centralizada, isto é, os sistemas implementados garantem a segregação patrimonial entre as posições dos intermediários financeiros e as dos seus clientes.

 Estes mesmos serviços de guarda, compensação e liquidação são assegurados pela Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA).





 


Vantagens de ter uma Conta de Custódia

A conta custódia é aberta, mediante assinatura de um Contrato de Intermediação, com o banco comercial do investidor, que deve ser membro BODIVA. A assinatura deste contrato, assegura os direitos e deveres entre as partes, junto a Comissão do Mercados de Capitais (CMC) e da Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA-BODIVA), responsável pela liquidação física dos títulos adquiridos.

Liquidação física, corresponde ao depósito dos títulos na conta de custódia do investidor, que ocorre após liquidação financeira.

Adiante frisamos a vantagens da conta custódia:

  • Maior protecção ao investidor - Em caso de insolvência do Intermediário Financeiro é fácil de aferir que títulos fazem parte da carteira do investidor;
  • Maior Transparência - O investidor pode solicitar ao seu Intermediário Financeiro (Banco) a carteira actualizada dos seus títulos;
  • Maior Celeridade - No tratamento dos eventos, pagamento de cupão e resgate.


 

Visite​  o Portal do Investidor do Ministério das ​Finanças.

Faça uma simulação com o montante que pretende investir e veja quanto podem ser os seus ganhos ao investir em Títulos de Tesouro.

 


Voltar ao Topo