Saiba o que deve fazer para lançar a sua Start-up com sucesso

​​​​​​​​​​​​​Como calcular o investimento necessário para iniciar uma Startup?

O custo para começar o seu negócio pode variar bastante. Duas variáveis influenciam bastante este valor: modelo e ambiente de negócio.


Modelo de negócio

Dependendo do modelo de negócio, o investimento inicial pode variar. Por exemplo se o seu negócio for totalmente digital, como uma agência digital, você precisa de menos capital do que uma oficina mecânica. Os recursos necessários para cada modelo de negócio são totalmente diferentes e variam de acordo ao produto ou serviço que pretende oferecer.

Ambiente de negócio

Outro factor importante é o ambiente de negócio, ou seja, o meio onde o seu negócio irá competir. Se o seu negócio for tradicional e com muitos concorrentes, o investimento em qualidade, marketing e vendas serão muito maiores do que um negócio inovador, que esteja num ambiente sem muita ou nenhuma concorrência.


Para ter um ideia de quanto irá custar abrir o seu negócio, é necessário saber os seguintes indicadores:
Investimento Pré-operacional;
Capital para arcar com os custos e despesas fixas e variáveis (Liquidez);
Investimento total;

Investimento Pré-operacional

Este investimento, como o nome diz, é o investimento que é feito antes da sua empresa iniciar as operações, aqui serão incluídos gastos com a abertura da empresa, marketing (criação de logotipo, site, etc).



"Inovador é aquele que vê algo que os outros não vêem."
Steve Blank
Empreendedor em Silicon Valley



Liquidez

Liquidez é o dinheiro destinado para pagar as despesas da sua empresa durante o período em que irá faltar entrada de dinheiro em caixa, aqui estão incluídos a compra dos materiais para venda, stocks, pagamento de salários, contas fixas, variáveis, e também um fundo de reserva para uma eventual emergência.


Investimento Total​

Este indicador é a soma do investimento pré-operacional com a liquidez. Este valor é precisamente o investimento necessário para abrir e começar o seu novo negócio.

Aqui em baixo encontrará alguns documentos úteis para começar o seu negócio, ou aprender a geri-lo de forma mais eficaz!

 Templates Úteis

​​​Folha de Cálculo em Excel para calcular o que é necessário para começar a sua Start-Up!​


 Leitura Recomendada

A Arte de Começar
​Jeff Walker

Startup: ​Comece a sua Empresa por €100​​
Chris Guillebeau​

Empreendedorismo e Startups
Harvard Business Review
​​
Voltar ao Topo